O

 que é Programa Mais Educação. foi instituído pela Portaria Interministerial n.º17/2007 e integra as ações do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE), como uma estratégia do Governo Federal para induzir a ampliação da jornada escolar e a organização curricular, na perspectiva da Educação Integral.

 

Trata-se da construção de uma ação intersetorial entre as políticas públicas educacionais e sociais, contribuindo, desse modo, tanto para a diminuição das desigualdades educacionais, quanto para a valorização da diversidade cultural brasileira. Isso porque a Educação Integral, associada ao processo de escolarização, pressupõe a aprendizagem conectada à vida e ao universo de interesse e de possibilidades das crianças, adolescentes e jovens.

 

 

 

Como funciona o Programa Mais Educação? O Programa Mais Educação é operacionalizado pela Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade (SECAD), em parceria com a Secretaria de Educação Básica (SEB), por meio do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE) do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) para as escolas prioritárias. As atividades fomentadas foram organizadas nos seguintes macrocampos :

 

• Acompanhamento Pedagógico;

 

 

• Meio Ambiente;

 

• Esporte e Lazer;

• Direitos Humanos em Educação;

• Cultura e Artes;

• Cultura Digital;

• Promoção da Saúde;

• Educomunicação;

• Investigação no Campo das Ciências da Natureza;

• Educação Econômica.

 

 

 

 

O Programa Mais Educação no município Senhor do Bonfim. O Programa Mais Educação iniciou-se em 2011 em 07 escolas municipais: Austricliano de Carvalho, Luis Viana, Thomaz Guimarães, Cândido Felix, Perpetuo Socorro, Dr. José Gonçalves e Francesco Galli.

 

As atividades denvolvidas são: atividades de Letramento, Matemática, Tecnologia da Alfabetização, Futebol,Basquete, Handebol, Teatro, Dança, Banda de Fanfarra, Rádio Escolar, Karatê, Natação, Grafite e Desenho.

 

 

 

Para 2012-2013 mais dez escolas municipais da sede e do campo forão contempladas pelo programa, que são elas: Escola Mul. Chapeuzinho Vermelho, Escola Mul. Profª: Nivea Seixas, Escola Mul. Maritônia Andrade, Escola Mul. Abigail Feitosa, Escola Mul. De Lages, Escola Mul. Passagem Velha, Escola Mul. De Cariacá, Escola Mul. De Umburana, Escola de 1° Grau de Tijuaçu, Escola Mul. Antônio José de Souza.

 

 

 

 

I Encontro de Formação no Programa Mais Educação

Objetivo: Apresentar o programa Mais Educação, seus objetivos, intenções e implicações na perspectiva da Educação Integral Integrada para as escolas municipais.

Facilitadora: Cláudia Cristina Pinto Santos – Representante do MEC na Bahia.

Local: Câmara de Vereadores

Data: dia 10 de setembro

Horário: 08 h às 16 horas

Compartilhe isso