A obra mais desejada de toda uma vida pelos moradores da região de Tuiutiba, que mais parecia um sonho sem perspectiva, hoje se torna uma realidade. Passados quase quatro meses do inicio de sua execução, a nova estrada toma forma e já muda radicalmente a paisagem das localidades que margeiam o trecho que liga a sede do Município ao Povoado de Socotó.

Máquinas modernas e equipamentos de ponta “rasgam” a velha estrada esburacada, que tantos transtornos e desconforto causavam aos motoristas e moradores da região, transformando-a numa rodovia segura, moderna e das mais belas do interior baiano.

E os benefícios à população não se restringem apenas à construção da belíssima estrada. Quase 100 empregos estão sendo gerados, sendo que a maioria das vagas está sendo ocupada por trabalhadores residentes nos próprios povoados que estão recebendo o benefício, o que movimenta a economia local, oferecendo oportunidades de emprego e renda para um povo tão sofrido que, até então, não possuía grandes expectativas.

Registre-se, também, que após o início das obras, aumentou consideravelmente a procura por terras à beira da estrada para construção de sítios e chácaras, em face da riqueza da região por possuir áreas rurais com água em abundância e uma variedade de árvores frutíferas, o que ocasionou uma grande valorização dos imóveis.

Outro benefício almejado e que tem renovado as esperanças dos moradores com a construção da nova estrada é a revitalização da exploração de pedras preciosas no esquecido Garimpo do Socotó, cuja atividade minerária encontra-se praticamente paralisada em decorrência de diversos fatores, dentre os quais o péssimo estado de conservação das estradas que dão acesso à citada mina.

Ao todo, 39 localidades que formam a região de Socotó estão sendo beneficiadas, dentre elas os povoados de Canavieiras, Candeias, Vanvana, Bananeiras, Lagoa do Pastorador, Varzinha, Brejo do Tamanduá, Gavião, Tuiutiba, Garimpo do Socotó, Boa Esperança, Mandacaru, Boi Morto, Abóbora, Baixio, Puxadeira, Cerrado, Campo de Fora, Angico, Curral da Ponta, Poço Velho, Cantinho, Panelinhas, Pauzinhos, entre outras, o que representa uma população de aproximadamente 15.000 pessoas, equivalente a 1/4 do Município de Campo Formoso.

A felicidade está estampada no rosto de cada morador e sua alto estima volta a florescer com a concretização de um sonho tido, até então, como impossível, especialmente depois de anos e anos de sofrimento, descaso e abandono por parte daquelas “autoridades” que, em quase trinta anos de hegemonia política na região, pouco fizeram para a melhoria de vida daquele povo.

O Município de Campo Formoso agradece ao Deputado Adolfo Menezes pela obra grandiosa, especialmente a população das 39 localidades que formam a região de Socotó, cuja gratidão já lhe é eterna, mas, com toda certeza, será demonstrada num futuro bem próximo.

Por João Pedro Dias Neto, Advogado/ Fotos: Nilton Produções

Compartilhe isso