A pesquisa também detectou, no entanto, que o PT não é o único partido responsabilizado pela corrupção no País.

alx_lula-brasil20160304_0031_original

Levantamento do instituto Paraná Pesquisas sobre os desdobramentos da Operação Lava Jato mostra que 68,2% dos entrevistados dizem acreditar que são verdadeiras as denúncias que recaem sobre o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva — de obtenção de vantagens indevidas de empresas que mantinham negócios com o governo. Outros 18,1% acreditam se tratar de perseguição e 13,7% não sabem ou não responderam.

O instituto ouviu 2.200 pessoas em 160 municípios de 24 Estados brasileiros das cinco regiões brasileiras por meio de entrevistas pessoais entre os dias 28 de fevereiro e 2 de março. A pesquisa, portanto, foi feita antes da suposta delação premiada do ex-líder do governo no Senado, Delcídio do Amaral, e foi finalizada dois dias antes da 24ª fase da Operação Lava Jato, que fez buscas e apreensões em endereços ligados ao ex-presidente Lula, além de tê-lo levado para depor em condução coercitiva.

Apesar da maioria dos entrevistados acreditar nas suspeitas de obtenção de vantagens indevidas recebidas pelo ex-presidente, grande parte dos brasileiros, ou 63,4% dos entrevistados, não acredita que Lula será preso após a Lava Jato. Já 23,7% acreditam na prisão de Lula. 9,5% disseram que ele talvez seja preso e 3,7% não sabem ou não responderam.

Os números sobre uma possível prisão do ex-presidente Lula não se alteraram muito na comparação com a mesma pergunta feita em uma pesquisa feita em agosto de 2015, quando 66,3% disseram acreditar que ele não seria preso ante 24,5% que disseram acreditar na prisão.

A pesquisa também detectou, no entanto, que o PT não é o único partido responsabilizado pela corrupção no País. A essa pergunta, grande maioria, 77,3%, responderam que não, ou seja, que há outros partidos responsáveis pelos escândalos envolvendo a Petrobras. Apenas 20,1% responderam acreditar que só o PT é responsável pelos escândalos e 2,6% não souberam responder.

Apoio da população

Os dados coletados pelo Paraná Pesquisas mostram o apoio da Lava Jato por grande parte da população. 66,3% dos entrevistados consideram positivas para o País as investigações da Lava Jato, 24,8% consideram negativas, 7,3% não consideram nem positivas e nem negativas e 1,6% não sabe ou não respondeu.

Mesmo com o apoio à Lava Jato, muitos brasileiros, 38,1% dos entrevistados, acreditam que a Operação vai acabar em pizza, de acordo em pergunta estimulada. Outros 33,5% disseram que deve acabar com menos condenados do que deveria, 16,7% com muitos políticos, empresários e executivos condenados, 4,8% acreditam que vai terminar com muitos políticos condenados e apenas 4,1% disseram acreditar que vai terminar com muitos políticos e empresários condenados.

R7.com

Compartilhe isso