bahia

bahia 1Na 1ª rodada do Campeonato Baiano, o Bahia de Feira, que nesta temporada tem mando de campo no Estádio Pedro Amorim, venceu o Feirense por 2 a 0 no clássico de Feira de Matheus e Jarbas marcaram os gols do Tremendão.

 

ENTENDA O BAIANÃO 2016

O Grupo 1 será composto por Vitória, Flamengo de Guanambi, Juazeirense, Colo Colo, Bahia de Feira e Galícia. O Grupo 2 terá Bahia, Jacobina, Vitória da Conquista, Jacuipense, Feirense e Fluminense de Feira.

Nas quartas, os oito classificados serão novamente divididos, nos Grupos 3, 4, 5 e 6, com duas equipes cada, que se enfrentarão em jogos de ida e volta. O primeiro colocado da primeira fase enfrentará o 8º; o 2º duelará com o 7º; o 3º fará uma disputa contra o 6º; e o 4º contra o 5º.

A modificação em relação ao estadual de 2015 será com relação à fase de mata-mata. O mando de campo da etapa decisiva da competição será definido com base na classificação geral do campeonato, e não no desempenho da fase anterior, como ocorreu nesta temporada.

O arbitral decidiu ainda que os jogos marcados para os sábados serão realizados às 16h. Como o Ba-Vi do Baianão de 2015 foi realizado no Barradão, o rodízio determina que o clássico seja com mando tricolor nesta temporada.

O campeão e o vice do estadual garantem vaga na Copa do Nordeste de 2017 e na Copa do Brasil. O terceiro colocado terá novamente a opção de escolher entre uma vaga no Nordestão de 2017 ou na Série D de 2016. O quarto colocado herda a vaga que for preterida pelo terceiro. Assim, se a equipe que ficar na terceira posição optar pela Copa do Nordeste, o adversário vai disputar a Série D de 2016. No entanto, se o terceiro colocado escolher disputar a Série D de 2016, o quarto colocado acumula as vagas no Nordestão e na Série D de 2017. A medida contraria uma norma da CBF enviada recentemente à FBF, que determinava que os clubes que disputarem a edição 2016 estarão garantidos na competição do ano seguinte. A partir de 2017, os times classificados pelos estaduais ou seletivos confirmam vaga na Quarta Divisão do ano seguinte.

Fotos Blog do Cleber Vieira

*Informações do Globo Esporte

Compartilhe isso