FiltrosFiltros 1Filtros 2

Buscando atender sete novas localidades rurais de Campo Formoso e melhorar a oferta de água na sede, a Embasa concluiu a ampliação do sistema integrado de abastecimento de água (SIAA) que atende o município. O investimento de R$ 1,9 milhão dotou o sistema de uma adutora de água bruta com extensão de 7,3 quilômetros (km), de três novos filtros na estação de tratamento de água (ETA), de um reservatório para reaproveitamento da água da lavagem dos filtros da ETA, além de melhorias nos sistemas de captação e de bombeamento de água.

De acordo com o gerente de Operação da Embasa na região de Senhor do Bonfim, Sílvio Murta, o empreendimento permitiu elevar a oferta de água de 45 para 70 litros por segundo. “Com esta nova estrutura, teremos condições de atender essas novas localidades e distribuir mais regularmente em algumas ruas da sede”, afirmou o gestor.

Povoados

Cerca de 6 mil moradores dos povoados de Brejo do Tamanduá, Candeias, Canavieiras, Gavião, Lagoa do Pastoreador, Tuiutiba e Vanvana já estão recebendo água distribuída pela Embasa. A implantação do sistema de abastecimento de água (SAA) que atende essas sete localidades do município de Campo Formoso, foi concluída pela Companhia de Engenharia Ambiental e de Recursos Hídricos da Bahia (Cerb) no segundo semestre do ano passado. Esse sistema foi integrado pela própria Cerb ao sistema de abastecimento de Campo Formoso.

Após o período de testes, que deve levar alguns meses, a Embasa vai passar a atender essas localidades em definitivo. Para Murta, a novidade vai trazer grandes benefícios aos moradores. “Isso, porque eles passarão a contar com água tratada e de qualidade regularmente”, garantiu o gestor.

Antes de receber água pela rede distribuidora, os moradores dos povoados dependiam de caminhões-pipa, de água da chuva e, até mesmo, de cacimbas, cujo recurso hídrico não recebia qualquer tipo de tratamento, conta a lavradora e moradora de Brejo do Tamanduá, Janicleide da Silva. “Era uma situação muito complicada, pois às vezes ficávamos dias sem água. Agora, estamos bem mais tranquilos, pois já começamos a receber água ‘boa’ pelas torneiras”, afirmou.
Att

Adriano Aleixo
Assessoria de Comunicação da Embasa
Unidade Regional de Senhor do Bonfim
74 – 8110 6858
74 – 9129 3746

Compartilhe isso