mansao do bosquemansao do bosque 1Secretária de Ação e Desenvolvimento Social, Marza Correia

mansao do bosque 2Dr Tardelli Cerqueira, Juiz da Vara da Infância

mansao do bosque 3

Na tarde de ontem,(24), o Governo Uma Nova Realidade, através da Secretaria de Ação e Desenvolvimento Social deu um importante passo na área da proteção social de alta complexidade para crianças e adolescentes: A criação da Casa do Bosque (Casa Lar).

A Casa Lar, carinhosamente nomeada de “Casa do Bosque” (por estar localizada no bairro de mesmo nome) é um serviço institucional provisório de suporte à crianças e adolescentes em situações de vulnerabilidade ou violação de direitos da família, como por exemplo, abuso sexual ou pais usuários de drogas que não possuem condições de cuidar dos filhos. O consultor da Secretaria de Ação e Desenvolvimento Social e um dos idealizadores do projeto, Álvaro Oliver, comenta sobre os desafios de criar a Casa Lar no município.

“Esse projeto já era pra ter sido executado há muito tempo, desde que Senhor do Bonfim possui Gestão Plena do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) há 8 anos, porém ele não saía do papel. Com muito empenho, mesmo com pouco recurso e orçamento, transformamos nosso sonho em realidade, alcançando este objetivo grandioso”, comemora.

Todo o dinheiro investido na Casa do Bosque é proveniente da Secretaria de Ação e Desenvolvimento Social. Há espaço para acolhimento de 20 crianças e adolescentes, divididos em quatro quartos num local amplo acolhedor e familiar. O objetivo é fazer com que a criança sinta-se, literalmente, em casa. A Casa do Bosque conta ainda com uma equipe de Coordenação, 3 cuidadores (conhecidos como pais/mães substitutos) e auxiliares de serviços gerais.

Para o juiz da Vara da Infância, Tardelli Cerqueira, o projeto foi fixado em hora oportuna. “O Ministério Público sentia a necessidade de um equipamento nessa modalidade, pois quando tínhamos crianças em situações de vulnerabilidade, mandávamos para outros municípios, como Campo Formoso e Jaguarari, ou ainda à Casa do Sorriso, o orfanato local. Realizamos uma intervenção de ajuste de conduta no ano passado, para que a Casa Lar fosse implantada, porém, só este ano alcançamos sucesso. A gestão atual está de parabéns por esse feito”, destaca.

O prefeito Edvaldo Martins Correia e a Secretaria de Ação e Desenvolvimento Social,Marza Correia, descerraram a placa de inauguração junto ao Dr.Tardelli, abrindo oficialmente a Casa do Bosque, que já abrigará quatro crianças de Senhor do Bonfim que atualmente encontram-se em Campo Formoso.

A Secretária Marza Correia salienta a conquista. “Estamos corrigindo uma negligência de proteção social à criança e ao adolescente que perdurava há muitos anos. Com muita coragem conseguimos realizar esse fato histórico e excepcional na Ação Social do município.”
O prefeito Edvaldo Martins Correia complementa: “A Casa do Bosque significa o restabelecimento de vínculos familiares e afetivos, uma nova realidade para a construção social das crianças e adolescentes em situação de violação de direitos”.

A Casa do Bosque promove às crianças e adolescentes um lar provisório com proteção, tradição, valores acolhedores e sobretudo, carinho. Está localizada na Praça da Natureza, 22, no bairro do Bosque.

mansao do bosque 4mansao do bosque 5mansao do bosque 6

ASCOM
Prefeitura Municipal de Senhor do Bonfim
Praça Juracy Magalhães, Sn, Centro
Telefone: (74) 3541-8324 | (74) 9971-6236
www.senhordobonfim.ba.gov.br | www.pmsb.ba.gov.br

Compartilhe isso