defesa civil 1

Isis Santana – Comunicação da Cordec -Tel.: (71) 3116-3970 -Email: Isis.santana@cordec.ba.gov.br

 

 

 

Representantes municipais de 11 municípios, entre prefeitos, secretários, coordenadores (as) da Defesa Civil e meteorologistas se reuniram esta manhã na sede da Defesa Civil do Estado da Bahia para conhecerem os projetos: “Pluviômetros Automáticos” e “Pluviômetros nas Comunidades” presididas pelo coordenador Leandro Torres, do Centro Nacional de Monitoramento de Alertas e Desastres Naturais (Cemaden).

 

O objetivo da reunião foi prestar esclarecimentos acerca do cadastro dos locais para a instalação dos equipamentos, do acesso aos profissionais de manutenção (fornecidos pelo Cemaden), conservação dos aparelhos e comunicação de eventuais problemas. O supracitado projeto prevê a instalação de 95 pluviômetros automáticos distribuídos entre os 13 municípios inicialmente selecionados, Salvador é o que receberá o maior número, 18.

defsa civil

 Senhor do Bonfim esteve representado pelo secretário de Meio Ambiente, Antônio Augusto

projeto “Pluviômetros Automáticos” tem como objetivo ampliar a rede de monitoramento pluviométrico no Brasil, para melhorar a previsão de desastres naturais e reduzir os danos socioeconômicos e ambientais, o projeto “Pluviômetros nas Comunidades” visa introduzir a cultura da percepção de riscos de desastres naturais, envolvendo a população que vive em áreas de risco, fortalecendo as capacidades locais de enfrentamento de eventos adversos. Ambos são conduzidos mediante parceria entre o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais – CEMADEN, do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), e o Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres – CENAD, do Ministério da Integração Nacional (MI).

 

Durante a reunião os municípios aproveitaram para esclarecer dúvidas e fazer sugestões e por fim o coordenador Salvador Brito agradeceu a presença de todos e solicitou o apoio dos mesmos diante dos projetos que visam melhorar a qualidade de vida da população ressaltando que a primeira providência é do município, pois é onde tudo acontece. Lembrou também que durante os dias 16 a 19 de abril terá a Oficina de Preparação para Desastre no auditório do Desenbahia.

 

Sobre os Pluviômetros

O pluviômetro é um aparelho meteorológico usado para recolher e medir, em milímetros, a quantidade de chuva precipitada durante um determinado tempo e local. Os equipamentos que serão instalados pelo Cemaden enviam os dados de forma automática e não necessitam de energia elétrica para funcionar. Como a função do equipamento é coletar e medir a quantidade de chuva é necessário que seja instalado em locais descobertos onde não haja obstáculos (árvores, prédios altos, etc.) que possam interferir na quantidade de chuva captada.

Clique aqui para fazer download da apresentação.

Compartilhe isso