Author Archives: Walterley Kuhin

Cansanção e Itiúba recebem Projeto de ATER da Fundação APAEB com o MDA

cansFoi lançado nos dias 12 e 18 de novembro o Projeto Renda & Vida II nos municípios de Cansanção e Itiúba. O Projeto está sendo realizado pela Fundação APAEB e foi contemplado no Lote 02 da Chamada Pública 011/2013 da Secretaria de Agricultura Familiar do Ministério do Desenvolvimento Agrário – SAF/MDA.

O Projeto irá atender a 1700 famílias agricultoras e grupos de economia solidária. Seu objetivo é oferecer serviço de Assistência Técnica e Extensão Rural -ATER para famílias em situação de extrema pobreza, no âmbito do Plano Brasil Sem Miséria, compreendendo o planejamento, a execução e a avaliação de atividades individuais e coletivas, com vista à inclusão produtiva, promoção da segurança alimentar e incremento da renda.

Os eventos para lançamento do Projeto nos municípios contemplados reuniram agricultores beneficiários, representantes dos poderes públicos através da Secretarias de Agricultura, dos Sindicatos dos Trabalhadores e Agricultores Familiares e de entidades executoras de ATER destas localidades, além da equipe técnica do Projeto. Na oportunidade os participantes puderam conhecer um pouco mais sobre a história da Fundação APAEB, ter conhecimento acerca das ações que serão desenvolvidas e entender a importância do Renda & Vida II para as famílias agricultoras e suas comunidades.

itiAtravés de uma equipe multidisciplinar, a Fundação APAEB irá executar por meio deste Projeto, atividades coletivas de orientação para acesso às políticas públicas e para o desenvolvimento das Unidades Produtivas Familiares – UPF’s, oferecer acompanhamento e orientação técnica individual e elaborar projetos de estruturação das UPF’s. Também irá desenvolver atividades recreativas para as crianças durante as atividades grupais.

“O Renda e Vida II é uma oportunidade que muitos agricultores e agricultoras terão para estruturar e promover melhorias nas suas propriedades. É uma oportunidade para que possam torná-las produtivas ou mais produtivas do que já são, afim de serem fontes de alimentos de qualidade para as famílias e também uma fonte de renda”, salientou o engenheiro agrônomo e coordenador de projetos de ATER da Fundação APAEB, Cleiton Gonçalves.

 

Saiba mais sobre o Projeto Renda e Vida II:

O Renda & Vida II é um projeto da Fundação APAEB que será desenvolvido com recursos do MDA no atendimento a 1700 famílias nos municípios de Cansanção e Itiúba.

O Projeto teve uma edição anterior, realizada em 2011-2012 com os eixos Transição Agroecológica, Organização Social e Produção de Alimentos para Segurança Alimentar e Nutricional. A nova edição, o Renda & Vida II, os eixos são à Inclusão Produtiva, Promoção da Segurança Alimentar e Incremento da Renda.

A equipe que irá executar o Projeto é formada por 03 técnicas sociais (pedagoga, comunicóloga e licenciada em Letras); 02 coordenadores (agrônomos); 02 agrônomos de campo; 02 técnicos de campo formados em Gestão Ambiental e 13 técnicos em agropecuária.

 

Informações:

Ana Naara da Silva e Silva

[email protected]

Jaguarari: Jovem de 16 anos diz que padrasto é o pai de sua filha de dez meses

Jovem

 

 

 

 

Jovem

Um homem foi preso suspeito de abusar sexualmente da enteada de 16 anos, no distrito de Juacema, que fica na cidade Jaguarari, localizada a 403 km de Salvador. O suspeito foi capturado durante a madrugada de quarta-feira (20), depois de ser denunciado ao Conselho Tutelar pela vítima, que afirma que o homem é pai de sua filha de dez meses.

De acordo com a delegada da cidade, Eliza Padilha, a adolescente afirmou em depoimento que o padrasto a abusava desde os nove anos de idade. “Os abusos, segundo ela, ocorriam desde quando a família morava em São Paulo. E a menina afirma que desses abusos foi gerada a criança, que nasceu em janeiro desse ano”, destacou a investigadora, em entrevista ao G1.

Segundo a delegada, amostras de sangue já foram colhidas para exame de DNA, que confirmará ou não se o padrasto é o pai. “Ele nega veementemente, e, no depoimento, atribui a ela um comportamento sexual devasso. Só resta saber o resultado [do exame]”, conta.

Além da adolescente e do padrasto, a mãe da vítima, suspeita de ser conivente com os abusos, também foi ouvida. “Há possibilidade de haver certa conivência da mãe. No depoimento, ela diz que nada do que a filha diz é verdade. Além disso, a adolescente contou que chegou a relatar à mãe que sofria os abusos, quando eles ainda moravam em São Paulo, mas ela não quis acreditar”, disse a delegada.

Ainda conforme a investigadora, por não aceitar a deúncia contra o companheiro, a mãe teria expulsado a filha de casa. “Ela [a adolescente] foi expulsa e está morando na casa do namorado, no povoado de Gameleira”, afirmou.

O padrasto teve a prisão preventiva decretada pela Justiça na semana passada. “Ficamos sabendo que ele planejava deixar o município e, por isso, solicitamos a prisão, que ocorreu ontem [quarta-feira]”, disse Eliza Padilha. O suspeito foi autuado por estupro de vulnerável e encaminhado ao sistema prisional.

.

(G1/BA)

Sr do Bonfim: Contas da Câmara, gestão Laércio Muniz são aprovadas pelo TCM

Laercio

 

 

 

 

 

Laercio

O TCM( Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia) aprovou com ressalvas as contas da Câmara Municipal de Senhor do Bonfim, exercício financeiro de 2013. O TCM não imputou nenhuma multa ao vereador. O relator do processo foi o conselheiro Fernando Vita, tido como um dos mais conceituados e rígidos conselheiros.

O vereador Laércio Muniz comemorou a decisão e aguarda relatório do TCM para conhecer a ressalva.

Sr do Bonfim: Ex prefeito Paulo Machado vai recorrer ao TRE contra condenação por uso de recurso público em campanha

paulomachado(8)

Ex prefeito comentou a decisão em sua página do Facebook

 

 

 

 

paulomachado(8)

O estranho seria se a Procuradoria Eleitoral pedisse a minha absolvição. Ela está no papel dela, de acusadora. Fizemos a nossa defesa em Bonfim, mas o Juiz Eleitoral local nos condenou estabelecendo multa. Recorremos ao TRE e a questão será julgada. O que houve foi o vazamento de um parecer da PRE. Oro a Deus que a verdade se estabeleça. Não persegui ninguém, fiquei praticamente sozinho, a maior parte de secretários e cargos de confiança não ficou comigo, optou por apoiar e votar em Carlos Brasileiro. Todos ficaram livres. Exemplo disto é meu amigo pessoal Marcos Lima Santos, que muito admiro como secretário de saude, competente e sério, ai acusado, na metade da campanha também se decidiu por Carlos Brasileiro. As demissões se deram porque eu precisava diminuir o meu Índice de Pessoal para evitar a reprovação de contas, o Índice estava muito alto. E a CECOSAP entrou na história porque muitos cargos demitidos recebiam os seus salários como contratados da CECOSAP. Em nenhum momento esta Oscip entrou na campanha. Fazer o que? Os demitidos, em sua maioria, que trabalharam fartamente comigo ao longo de quatro anos, resolveram ir ao Juiz e carregaram nas tintas, em seus depoimentos. Mais um presente que recebo pelo fato de ter sido prefeito,

Encontrado 170 kg de maconha em igreja, que seria do padre e do namorado

padre
Após denúncias, a Polícia Civil encontrou 170 kg de maconha que estavam escondidas no interior da igreja. Na ocasião, foram presos o padre e mais três pessoas que possivelmente estejam envolvidas.
Três pessoas foram presas por tráfico de drogas em Pontezinha, no Pernambuco.O detalhe é que os 170 kg de maconha apreendidos pela polícia, após denúncias, estavam escondidos dentro de uma igreja. O padre foi preso e o namorado dele também.

Além dos 170 quilos de maconha, que estavam escondidos dentro da igreja, policiais do Departamento de Repreensão ao Narcotráfico (Denarc) apreenderam um revolver calibre 38 e uma carteira de autoridade eclesiástica.

Ex-prefeito de Sr. do Bonfim é condenado por uso de recursos público em campanha

prefeito

 

 

 

 

 

 

prefeito

 

O ex-prefeito de Senhor do Bonfim, Paulo Machado (PP), foi condenado pelo Tribunal Regional Eleitoral da Bahia por fazer uso da máquina pública para favorecimento próprio na campanha eleitoral de 2012. Ele e o secretário municipal da Saúde, Antônio Marcos Lima, recorreram da decisão, porém a Procuradoria Regional Eleitoral da Bahia (PRE) emitiu parecer favorável à condenação dos ex-gestores.

No parecer encaminhado, a PRE afirma que há provas sólidas de que os políticos coagiram os servidores contratados por meio do Centro Comunitário Social Alto Paraíso (Cecosap) a participar da campanha eleitoral, sendo demitidos os que não concordaram com a condição imposta.
De acordo com a lei eleitoral são proibidas aos agentes públicos condutas que possam afetar a igualdade de oportunidade entre os candidatos nos pleitos eleitorais, como nomear, contratar, demitir sem justa ou impedir o exercício funcional de servidor público entre o período de três meses que antecede a eleição e a posse dos eleitos.

A defesa dos políticos recorreu da primeira condenação alegando que os funcionários foram demitidos por justa causa, em virtude de eventuais injúrias e calúnias praticadas contra o prefeito. Entretanto, alega a PRE, não foram apresentadas provas que sustentem este argumento.

O parecer ainda destaca o testemunho em juízo de uma enfermeira contratada pela Cecosap que declara “que suas colegas de trabalho informaram que foi dito que tinham que participar das caminhadas, que se fosse para ser contra a campanha do prefeito, era melhor ser demitido que ficar como ´traíra´”. O ex-prefeito já havia sido condenado em outro processo eleitoral por abuso da máquina pública em proveito próprio.

Os ex-gestores podem pagar multa de R$ 25 mil e tornarem-se inelegíveis por oito anos.

*Do BocãoNews

AO VIVO: Sessão da Câmara de Senhor do Bonfim desta quinta (20)

Transmissao - Camara Bonfim

Acompanhe no vídeo abaixo a transmissão da sessão ordinária da Câmara Municipal de Senhor do Bonfim, desta quinta-feira, dia 20 de novembro, sob a presidência do vereador Laércio Muniz de Azevedo.

Agricultor encontra batatas doces gigantes em Itiúba

Batata

 

 

 

 

 

 

Batata

No Povoado de Piaus, aproximadamente 30 km da sede do município de Itiúba, no interior da Bahia. O agricultor conhecido por Bernaldo do Bar ficou surpreso e espantado quando o mesmo encontrou em sua lavoura duas batatas doces enormes, pesando quase um quilo cada uma.

Por: Renilson Ramos com informação de internauta .

Jaguarari: Homem é preso acusado de estuprar a enteada

Estupro jaguarai

Elemento estava sendo procurado pela justiça.

 

 

 

 

 

Estupro jaguarai

Foi preso na manhã desta quarta-feira (19),  Carlos Roberto dos Santos, 55 anos anos. Contra ele havia um mandado de prisão preventiva expedido pela justiça de Jaguarari. Ele é acusado de ter estuprado sua enteada.

A prisão foi efetuada pela PM. O homem foi preso na rua dos bandeirantes, no centro da cidade, os policiais já vinham fechando o cerco contra o acusado. Ele nega. O fato aconteceu em São Paulo.

Mais detalhes em instantes.

 

Vereador vai ao MP contra a péssima qualidade de sinal de Telefonia da Claro em Caém.

Piahuhy

Augusto Urgente

 

 

 

 

 

Piahuhy

O Líder da Oposição de Caém, Vereador Pablo Piauhy (PP), juntamente com o Vice-Presidente do Sindicato dos Funcionários Públicos do Município, Carlos Roberto, o “Bel”, ingressaram na ultima quinta feira, dia 12, com uma representação no Ministério Público, denunciando o péssimo serviço prestado pela operadora claro no Município. Segundo os denunciantes já há alguns meses que o sinal é inconstante, com quedas diárias, pra conseguir uma ligação o consumidor tem que tentar dezenas de vezes ate conseguir o sinal. Segundo Pablo Piauhy isto tem trazido muita dor de cabeça aos cidadãos caneneses, alem, de prejuízo e problemas aos comerciantes e as pessoas que dependem diariamente do uso do celular. Junto a denuncia foi anexado três abaixo-assinados, organizados pelo Vice-Presidente do Sindcaém, Bel, contendo centenas de assinaturas, demonstrando assim o real descontentamento dos cidadãos caenenses com o serviço oferecido pela operadora Claro. Para o Vereador Pablo, indícios de que houve modificações nos aparelhos de retransmissão do sinal, com o intuito de beneficiar outras comunidades que não pertencem ao Município de Caém, trazendo assim queda na qualidade do sinal para o Município, também foram informados ao MP para que fosse investigado e comprovado a procedência, ou não. “È uma vergonha o que esta acontecendo em nosso Município, de uma hora pra outra o sinal da claro, que já cobre a sede do Município a mais de 5 anos, praticamente parou de funcionar, é como se nos tivéssemos regredido. E o mais estranho é que isso ocorreu após uma queda do sinal por mais de uma semana e quando retornou, aqui passou a não ter o sinal da operadora claro, como antes, e outras localidades que não pertencem ao Município, passaram a ter o sinal, a quem interessa isso? Por que ate agora a Prefeitura não tomou nenhuma providencia? ” questiona o Vereador Pablo Piauhy.

%d blogueiros gostam disto: